top of page

Desvendando os Segredos da Havana, Cuba

  • Foto do escritor: minhasrotaseviagen0
    minhasrotaseviagen0
  • 2 de jul. de 2024
  • 8 min de leitura

Atualizado: 8 de jan.

A cidade fundada no litoral, nas proximidades da atual Melena del Sul, foi batizado como San Cristóbal em alusão ao calendário juliano, lá em 1514, mas em movimentos sucessivos mudou-se permanentemente para o norte no domínio do chefe Habaguanex. Em 1519 o lugar hoje ocupado por Templete, um pequeno templo greco-romano, foi palco da primeira missa e sessão do concelho, celebrada sob uma frondosa ceiba, que marca a data da fundação da cidade que cresceu e Tornou-se o epicentro econômico e governamental do arquipélago.


Havana é a capital da nação, mas, ao mesmo tempo, é também muito representante de valores culturais, intelectuais, políticos e históricos e social do povo cubano. É também um catálogo das mais belas e arquitetura deslumbrante que chegou à Ilha, que pode ser vista na modernidade dos bairros Miramar e Vedado; os mouros, de influência hispânico e muçulmano, muito característico do centro histórico; no gótico, fundamentalmente em igrejas como Santo Ángel e Reina; ele barroco da Catedral de Havana e do Museu de Belas Artes; o neoclássico del Templete e o recentemente renovado Capitólio Nacional; o impressionante ecletismo concentrado no centro de Havana, cheio de gárgulas, atlantes, figuras criaturas extraordinárias e imaginárias, cujo exemplo mais marcante é o Grande Teatro Alicia Alonso Havana. Esta mistura única também integra a arte nouveau que representa o magnífico edifício Cueto, na Plaza Vieja, restaurado e erguido em um hotel confortável. Art Déco também teve seu esplendor no Capital cubana, marca clara deixada na estrutura do edifício Bacardi. Em 1982 a cidade foi declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO e depois, em junho de 2016, reconhecido por milhares de pessoas como uma das Sete Cidades Maravilhas do Mundo Moderno, votação promovida pela fundação suíça New 7 Wonders.


Carros Clássicos


Havana é uma cidade cheia de tradições e lendas que ao diz do seu historiador, Dr. Eusébio Leal Spengler, “tem sido também é ótimo para seu povo. “Por suas ruas, por suas esquinas, todas as grandes figuras viveram.” É a cidade onde Félix nasceu. Varela e José Martí, Ignacio Villa (Bola de Nieve) e Rita Montaner, a José Lezama Lima e Alicia Alonso, e a tantos milhares de “mulheres e homens que contribuíram para forjar a Pátria e a consideraram, como o Apóstolo – filho ilustre de Havana – destacou: “Humanidade”. Havana orgulha-se dos seus 500 anos e é evidente a marca deixada pela passagem do tempo, mas o compromisso de seu povo e autoridades faz com que com um passo ordenado é reconstruído para dê a cada visitante seu esplendor e história, com a garantia de ter instalações para o seu desenvolvimento contínuo; seu capital humano, sociais e valores da sua cultura excepcional.





Curso de Espanhol

Realize o sonho de viajar com tranquilidade e aproveite ao máximo cada experiência com o nosso curso de Espanhol para Viagens! Domine a língua que conecta mais de 500 milhões de pessoas no mundo e expanda seus horizontes!


Transporte Viazul

Um serviço da Empresa Nacional de Ônibus de Cuba voltado ao setor estrangeiro, que oferece traslados em linhas regulares para todas as capitais de província e principais centros turísticos do país, através de uma frota de ônibus de serviço especial.


D`Viajeros - Formulario para entrar em Cuba

Solicite seu formulário para fornecer informações antecipadas de entrada na República de Cuba. Formulário digital exigido por diversas instituições que permite a entrada no território nacional do pais.


Tirar o Certificado Internacional de Vacinação

O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) é o documento que comprova a vacinação de febre amarela (FA). Ele é necessário porque alguns países exigem o documento para a entrada em seu território. Para situações excepcionais pode ser solicitado o CIVP para Meningite (Peregrinação a Meca Hajj) e Poliomielite (estadia em países com transmissão da doença).

A OMS (Organização Mundial da Saúde) atualiza regularmente em seu portal os países que exigem o documento. Consulte aqui a lista simplificada de países que exigem o CIVP de febre amarela. Se seu voo tiver escala ou conexão, confira todos os países por onde irá passar.


La Havana Velha

É o município que representa a parte mais antiga da província A Havana. Foi fundada pelos espanhóis no dia 16 de novembro de 1519 com o nome de Villa de San Cristóbal de La Havana. É um dos mais antigos erguidos pelos europeus no Hemisfério Ocidental. O período colonial, que durou quase 400 anos, dotou esta área do grande número de edifícios, fortificações, praças e monumentos que hoje o distinguem, e que levou a UNESCO a declarar para o Centro Histórico de Havana Antigo, como Patrimônio Cultural da Humanidade, em 1982.


Plaza de Armas de la Habana


A Praça de Armas

Constitui o ponto gerador da cidade de Havana, foi construído no final do século XVI. Seu layout evoca a das praças fortificadas da Europa medieval. Em seu perímetro era a sede das autoridades civis e militares na época colonial, e a igreja freguesia da cidade. Então da construção do Castelo da Força Real em 1630, destinado a exercícios militares e chamada Plaza de Armas, com o que perdeu seu caráter público.


A Praça da Catedral

Foi o último dos principais lugares a serem criados, na segunda metade do século XVI. Em 1632 começou a ganhar seu aspecto mais notável. No começo ele era conhecido, porque é um terreno baixo e pantanoso, como Plazuela de la Ciénaga, embora o edifício religioso erguido na confluência de San Ignacio e Pavimentada, inicialmente destinada a ser o templo da escola da Companhia de Jesus, após a expulsão de que a Ordem dos domínios Bourbon, Tornou-se a primeira Paróquia Maior e então, quando Havana se tornou Chefe da Diocese, foi remodelado para servir como Catedral e veio para batizar o espaço diante dela Estendia-se como a Praça da Catedral.


Catedral de la Habana


La Bodeguita del Medio

Rua Empedrado entre Santo Inácio e Cuba.

Telefones: (53) 78671374 / 78671375


É um dos restaurantes mais conhecidos de Havana e internacionalmente. O Bodeguita del Medio deve seu apelido ao carismático editor Felito Ayon, que popularizou o nome recomendando-o para conhecidos e amigos. Seus espaços possuem visitado por escritores, artistas e políticos renomados. Muita gente deixou sua marca nas paredes do local por meio de grafites, fotos, assinaturas ou itens de lembrança. É um dos lugares imperdíveis em Havana, provar o melhor mojito cubano e excelentes pratos da culinária crioula.


A Praça de São Francisco de Asís

Foi construído paralelamente ao de Armas, a apenas 100 metros de distância rumo à baía de Havana, em uma enseada, preenchida em 1628. A Plaza de San Francisco de Asís tomou o seu nome do primitivo convento de esta ordem que foi levantada em um dos seus extremos no final do século XVI. O treinamento vem da expansão da população que seguiu a costa do baía. Em seu entorno havia os primeiros estaleiros da cidade, a primeira fonte de abastecimento de água da Zanja Real, a primeira casa da prefeitura, o governador e a prisão.Em 1603, as águas do mar tocaram os antecedentes do convento. Estava seco e cheio espaço e adquiriu sua forma final em 1628. Pouco depois, o local passou a ser no principal centro de atividade comerciante da cidade. Ele sempre teve um caráter comercial devido ao seu layout ao longo para as docas e frente da baía.


Plaza San Francisco de Asís


A Praça Velha

Ordenou sua criação em 1587, só no segundo metade do século XVII que coletou estrondo. Inicialmente chamado Plaza Nueva, começou ligar para a Praça Velha ser construído mais tarde Praça Cristo.


Plaza Vieja


RESTOS DO MURO DE HAVANA

Em algumas áreas de Havana Velha você pode encontraram fragmentos de paredes do qual foi o muro construído durante séculos XVII e XVIII que fazia parte do sistema defensivo da capital, contra ataques de corsários e piratas que ameaçaram a vida do povo peninsular e as riquezas que a coroa armazenou na cidade.Teve vida útil de 123 anos. O maior dos restos dispersos é La Puerta de la Tenaza e é encontrada em Egido e Desamparados, onde se destaca uma tela do mapa antigo da cidade . Também em Egido em frente à estação central das ferrovias, parte do que é preservado qual era o guarda do portão? Novo, enquanto na intersecção com Tenente King, outro fragmento é encontrado. Museu da Revolução, na Avenida de das Missões e Refúgio, é possível observar que séculos atrás era o Baluarte del Ángel.

Muro de Havana
Muro de Havana

El Capitólio

Inaugurado em 20 de maio de 1929, constitui um ícone arquitetura de Havana de grande majestade. Ele é prédio que marca o km da rede rodoviária zero de Cuba tem uma cúpula que devido às suas proporções e silhuetas, lembre-se da basílica de São Pedro em Roma, e também se assemelha Capitólio de Washington. Foi sede da Câmara de Deputados e Senado até 1959, em 1940 ele promulgou a Constituição lá da República de Cuba, foi também sede do Ministério de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente. Declarado Monumento Nacional em o ano de 2010, é atualmente a sede da Assembleia Poder Popular Nacional (Parlamento cubano).



Capitolio de la Habana


Grande Teatro da Havana Alicia Alonso

Paseo de Martí No.458 entre San Rafael e San Martín, centro de Havana.

Telefone: (53) 78613077.


O mais importante dos seus espaços é a sala García Lorca, antigamente chamada de teatro. Em atividade desde 1838, empresas e figuras desfilaram pelos seus palcos significativo da arte universal. Tem estilo barroco e capacidade para mil 500 pessoas. Foi criado pelo arquiteto belga Paul Beleu. Desde 1985 é a sede das apresentações do Balé Nacional de Cuba. Em 2015, o Conselho de Estado da República de Cuba acordado, a título excepcional e em reconhecimento das contribuições de Alicia Alonso à cultura cubana e universal, nomeie o atual Grande Teatro de Havana com seu nome.


Teatro Alicia Alonso


O Cristo da Havana

Casablanca, Regla


É uma estátua majestosa e colossal localizada na entrada do Porto de Havana, entre a fortaleza de San Carlos de la Cabaña e a cidade de Casablanca. Inaugurado em 25 de dezembro de 1958, El Cristo de La Havana é uma das várias do mundo, fabricada na Itália pela obra da escultora cubana Jilma Madera. A figura tem 20 metros de altura é um pedestal de 3, observe a cidade de um mirante onde você pode apreciar as mais belas vistas de La Havana, especialmente a sua parte antiga e o porto.


La Cabaña

A fortaleza mais impressionante de Império colonial espanhol na América, Foi um verdadeiro desafio, devido à sua dimensões e complexidade de seu múltiplos elementos defensivos, no mesmo lugar de onde os ingleses Eles dispararam suas armas contra a cidade.Ainda hoje impressiona suas paredes do final do século XVIII. Atualmente abriga o acervo mais importante das armas antigas no país. Hoje é o cenário uma das cerimônias tradicionais da cidade: o famoso Cañonazo às nove da noite.


Havana Moderna / Centro Havana


Vedado

Com um empreendimento eminentemente residencial que começou no segundo semestre do século XIX, o bairro de El Vedado, no município Plaza de la Revolución, é rico em edifícios de vários períodos e estilos obras arquitetônicas, que vão desde as mais antigas vilas e residências de madeira neoclássico, eclético e exemplos de art déco, até edifícios multifamiliares. Ruas numeradas e identificadas com letras, abundantes parques, cercas e jardins identificam para esta área, considerada o centro económico e financeiro da capital de Cuba neste bairro. Os dois edifícios mais altos da cidade estão localizados país, o FOCSA e o Hotel Havana Libre.



Hotel Capri


Hotel Nacional de Cuba

Rua O e 21, El Vedado.

Telefone: (53) 78363564/67.


Inaugurado o principal hotel de Cuba no ano de 1930, distingue-se pela sua elegante arquitetura eclética, o excelente atendimento e amplo registro de visitantes famosos. Monumento Nacional Proclamado em 1998, está localizado na saliência zona costeira de Punta Brava, no morro de Taganana, com uma privilegiada posição a partir da qual o Calçadão de Havana. Ao longo de sua carreira recebeu diferentes prêmios nacionais e internacionais que demonstram a qualidade e excelência de seus serviços.


Praça da Revolucao José Martlí

A construção desta praça começou no início da década de 1940 e foi completamente concluído após a vitória da Revolução Cubana, para se tornar no palco dos principais eventos e eventos do país. É presidido por o monumento a José Martí, o mais altura de Havana, com uma altura de 112,75m até a torre de acabamento e de 144,99 até os faróis e bandeiras. Na área base está localizado o Memorial José Martí, centro histórico-cultural, na forma estrela, inaugurada em 27 de janeiro de 1996, onde os textos são exibidos e imagens sobre história pessoal do Apóstolo e outros Relacionado a construção da Praça.

Comentários


  • alt.text.label.YouTube
  • alt.text.label.Instagram
  • alt.text.label.Facebook
  • TikTok
  • kwai-icon-131x144-ey19j31g

©2024 por Minhas Rotas e Viagens. Orgulhosamente criado por nós mesmos.

bottom of page